A CCR RioSP entregou neste dia 25 de maio, as obras de ampliação de capacidade de tráfego da Via Dutra (BR-116), na região do trevo de Bonsucesso, na altura do quilômetro 209,500 – sentido São Paulo, e trevo da Jacu Pêssego, no quilômetro 213, em Guarulhos. Com prazo de conclusão previsto para 28 de fevereiro de 2025, a liberação aconteceu nove meses antes do estabelecido no contrato de concessão.
Foi liberado o tráfego do segmento de nova marginal na pista sul da Via Dutra– sentido São Paulo – do trevo de Bonsucesso até a marginal existente, entre os quilômetros 209,500 e 211,800, acesso ao bairro Jardim Maria Dirce. No sentido Rio de Janeiro, o trecho entre os quilômetros 209 e 211 da marginal foi liberado ao tráfego no início do mês de abril.
A partir de hoje, o motorista que for acessar posto Sakamoto, Atacadão e demais empresas da região, além dos bairros Maria Dirce e Jardim Presidente Dutra, por exemplo, deverão utilizar o novo acesso da pista expressa para a pista marginal no km 209,700. Com isso, o acesso no km 211 da pista expressa foi fechado.
Nos demais trechos de implantação de novas pistas marginais, entre o pedágio de Arujá e Posto Sakamoto, sentido São Paulo e, entre o trevo do Bonsucesso e Base da Polícia Rodoviária Federal, no sentido Rio de Janeiro - as obras seguem de acordo com o cronograma previsto no contrato de concessão.
Além disso, a CCR RioSP também entregou o novo dispositivo de retorno na região da Jacu Pêssego, no km 213 da Via Dutra. Essa obra é importante pois contribui para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego do local e do trevo de Bonsucesso, uma vez que será uma nova opção de retorno para o motorista.
Este conjunto de medidas irá contribuir com a melhor distribuição de tráfego de longa e curta distância, o que deve melhorar a condição de fluidez, conforto e segurança viária, bem como oferecer uma nova opção retorno para o motorista.
As obras que serão liberadas neste dia 25 de maio fazem parte do pacote de melhorias que a CCR RioSP faz na região metropolitana de São Paulo entre a capital paulista e a cidade de Guarulhos. Além da construção de novas pistas marginais, haverá ampliação da pista expressa, passando de duas para três faixas de rolamento entre os km 218 e 231, novos viadutos ligando à Via Dutra as rodovias Fernão Dias e a Hélio Smidt, principal acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos, além de uma nova chegada a São Paulo, com a construção de um novo acesso da Dutra à ponte do Tatuapé. O investimento da concessionária é de R$ 1,4 bilhão e geração de mais de 4 mil postos de trabalho.